PT  |  EN

[CAL-DAY-RAH-DAH]

food | art | culture




“ Caldeirada” é uma expressão que pode ser usada para descrever uma mistura ou miscelânea numa alusão ao prato que lhe dá o nome. É um prato de peixe tradicionalmente português de origem popular que conta a história do nosso litoral de norte a sul. Surge no mar e era preparado a bordo pelos pescadores usando uma mistura de peixes, que vinham nas redes, de menor valor comercial. Na receita tradicional é tudo cozinhado a cru, sem refogar, em camadas. Nos barcos chegava a usar-se água do mar, o que dava um toque especial! Todas as Caldeiradas partilham o mesmo segredo, uma cozedura lenta, tapada para abafar e apurar os ingredientes das várias camadas que vão cozendo homogeneamente fundindo todos os sabores no caldo.

As Caldeiradas variam de barco para barco e cada localidade vai expressando o seu MODO de fazer em função dos seus recursos naturais e é este o património de grande riqueza cultural que nos permite conhecer os saberes tradicionais, entender a evolução histórica e social do povo português e do Algarve e quem sabe dar-lhe novos capítulos!



O projeto [CAL-DAY-RAH-DAH] foi criado pela artista Inês Barracha e nasce da inspiração neste prato típico enquanto metáfora. Muitas relações se podem encontrar, uma tradição popular que se quer dar a conhecer, uma mistura de sabores que resultam da diversidade cultural que encontramos no Algarve e em Portimão, influências regionais, nacionais e até internacionais num cozinhado lento, feito com brio e preceito, do qual se apura um caldo alquímico cheio de histórias!

Queremos juntar amigos, famílias, desconhecidos, ouvir e contar histórias, unir a comunidade, dar a conhecer a identidade do Algarve e de Portimão, esta bela miscelânea que é nossa e é o que o tempo foi, ora construindo, ora destruindo, ora reconstruindo e cabe-nos preservar e divulgar o melhor que por aqui passou, o que ficou e o que pode ainda vir a ser criado!

Quer saber mais e participar?
info@modo.pt  | +351 919 987 735

︎cal.day.rah.dah  #caldayrahdah